A história do Aeromodelismo em Fraiburgo

 

O AEROMODELISMO em Fraiburgo iniciou no ano de 1969, quando aqui vim morar, trazia comigo um pequeno avião que voa controlado a cabo, (VCC). mas devido as dificuldades de aquisição de combustível e outros conhecimentos necessários, não consegui voar e ficou guardado. Mas em julho de 2000, fui apresentado pelo Sr. Ademar Novichi a um amigo que estava voando em Fraiburgo no campo de futebol da Fischer, foi quando tomei conhecimento de que poderia ativar o meu desejo de voar, de muitos anos. A partir deste dia iniciei os levantamentos para adquirir um aeromodelo, que neste momento indicado pelo amigo Elcio Manfroi, foi meu instrutor de vôos em aeromodelos, como em Fraiburgo não tinha uma área adequada para treinar, fomos para o Aeródromo da cidade de Videira com autorização do responsável da área. Neste período muitas quedas do aeromodelo, mas consertava e voltava a treinar até chegar ao meu vôo solo que aconteceu no dia 12 de novembro de 2000. Desta data em diante sempre voando, quebrando avião, consertando etc. Mas sentíamos necessidade da pista em Fraiburgo. Saímos á procura de um local adequado, quando encontrei no terreno da Renar Maçãs, na época existia uma associação de cavalgadas. Havia na parte dos fundos no terreno uma área quase plana, conferimos analisamos e concordamos que ali, poderia ser a nossa pista. Passamos a fazer contatos com os arrendatários e posteriormente com o Sr. Willy Fray, quando conseguimos a autorização para que ali fosse a nossa pista. Muito trabalho foi realizado para que tudo estivesse dentro da técnica, e segurança do aeromodelista e platéia visitante. Com ajuda do Sr. Prefeito na época Edi Luiz de Lemos, autorizou ao departamento de obras a fazer terraplanagem e compactação da pista, agora sim nosso sonho estava realizado, para melhorar, fechamos toda a área autorizada com palanques de cimento e arame liso, construímos um abrigo com banheiro, deposito e uma grande mesa para acomodar as pessoas que nos visitavam. Na época tínhamos montado o nosso clube Ícaro de Aeromodelismo, com 8 participantes associados. Passávamos todos os finais de semana voando vários tipos de avião modelo. 

Foi muito gratificante todo este tempo, até que certo dia um administrador da Renar chamado Ricardo, encaminha um aviso de que teríamos 90 dias para deixar a área, tentamos de todas as formas fazer um acerto, mas não tivemos êxito e acabaram destruindo tudo o que construímos com tanto carinho.

Ficamos sem local onde voar, mas andando pela cidade vi uma área grande e deserta de uso, fiz contato com a prefeitura com o Senhor Prefeito Nelmar Pinz e autorizou com um termo oficial ao Clube Ícaro de aeromodelismo, para o uso da área do banhadão como é conhecido por todos.

Ali ficamos certo tempo até então, quando aconteceu o aviso, para deixar de voar, naquela área para que fosse aplicada a semeação de grama e posteriormente voltar ás atividades, infelizmente não houve a devolução da área para o nosso Clube ÍCARO de aeromodelismo. Mas como diz um velho ditado que, o Diabo fecha as portas para nós, mas Deus sempre abre tantas outras, e apareceu o Sr. Sandro Gianello,perguntou-me porque não estava mais voando? Respondi que tiraram nossas pistas de vôo, e ele falou que a pista de arrancada estava fora de uso na época, e que poderíamos usar, e assim cuidaríamos da área. Daquela data em diante praticamos o Hobby na Pista de Arrancada Automotiva, a qual fica situada anexa ao Parque da Maçã, onde praticamos os vôos de aeromodelos até a presente data. Estamos sempre aos sábados e domingos a tarde praticando o hobby. Ultimamente estavamos praticando alguns vôos de testes com aeromodelos hidroavião no Lago das Araucárias nos domingos á tarde, esporadicamente a partir das 15 horas.Mas como previamos que a segurança das pessoas que ali participavam e passeavam nas caminhadas, resolvemos abandonar esta prática naquele local.

Graças perseverança e persistência de Altino Luiz Miguel, que não mede esforços para manter esta modalidade esportiva aqui em Fraiburgo, e podemos contar ainda com este hobby em nossa cidade, e temos outros companheiros que hoje também fazem parte do hobby, como Junior Gatti de Fraiburgo, Alison Feliceti Schmidt  de Fraiburgo, Carlos Sandrigo de Monte Carlo, Dirlone Serafini de Fraiburgo, Lucas de Joaçaba, Fabio Ribeiro de Videira, KEID  embora exporadicamente e o  Domeneck que participa fazendo companhia e tomando chimarrão conosco. Esta é a história do Aeromodelismo em Fraiburgo, com doze anos de existência. MUITO OBRIGADO AOS MEUS COMPANHEIROS DE PISTA E PERMACEÇAM SEMPRE.

Fraiburgo, SC 06 de Fevereiro de 2012.